05 fevereiro, 2009

2014

Ontem e hoje, a comitiva da Fifa e a CBF estão em Belém para a vistoria das cidades-candidatas à Copa de 2014, onde a disputa amazônica pela vaga está entre Belém, Manaus e Rio Branco (esse último já nem conta). A briga mesmo está entre as duas maiores cidades da região.

Eu sinto boas chances de Belém ser a escolhida, porque já tem muitos pontos positivos em relação à cidade concorrente. Primeiro a situação do aeroporto, muito melhor estruturado que o Eduardo Gomes de Manaus (pra falar a verdade, é nojendo o aeroporto). Foi ótimo que a conitiva foi primeiro a Manaus, porque aí (imagino) eles embarcam num aeroporto horrível e chegam num outro moderno e reformado como o de Belém, já pronto.

Outro ponto positivo é o vôo de helicópitero que a comitiva vai fazer na cidade. Belém é muito bonita de cima, com prédios modernos e altos. Isso dá uma certa imponência, coisa que Manaus de cima não transmite. Mas Manaus é melhor vista de baixo, mais limpa e com o transito mais regularizado que Belém.

Já o principal ponto de vantagem de Manaus é um que é bem poderoso: dinheiro. A capital do Amazonas gera muito mais PIB que Belém, corre muito mais dinheiro lá. Tanto que o projeto para a sede amazonense da Copa é a construção de um estádio novíssimo, interinho. A estimatina de investimento para Manaus é de R$ 6 bilhões, enquanto para Belém é de "apenas" R$ 2,3 bilhões. Mas se tratando de tempos difíceis de crise financeira, até isso pode ser um ponto a favor a Belém, já que pode fazer o mesmo e gastar menos que a principal concorrente.

Estou otimista! Boa sorte a Belém

Nenhum comentário: